Economia - Inovação - Meio Ambiente

Indústrias associadas a AIMES buscam parceria com o governo do Paraná para polo de desenvolvimento regional de tecnologia, inovação e preservação do meio ambiente.

Fonte: AIMESPR

6/15/20232 min read

Indústrias associadas a AIMES buscam parceria com o governo do Paraná para polo de desenvolvimento regional de tecnologia, inovação e preservação do meio ambiente.

Cumprindo agenda de compromissos em Curitiba, o secretário executivo da AIMES com o apoio do prefeito de Loanda, Jose Maria P. Fernandes, tiveram uma série de reuniões para apresentar as demandas do Arranjo Produtivo de Metais Sanitários.

Entre as pautas tratadas durante os encontros, estiveram investimentos em energia sustentável, crédito de ICMS, projeto de descarte de areia de fundição, agência de inovação e desenvolvimento sustentável.

No encontro com Diretor da Secretária de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), Carlos José Alison, foram tratados assuntos relacionados a utilização de areia descartada de fundição — ADF em setores e produtos, conforme especificado nesta Lei n.º 21.023, 2 de maio de 2022.

A demanda proporcionará o descarte ambientalmente mais adequada para a areia ser utilizada para à produção de concreto asfáltico, de concreto e argamassa para artefatos de concreto, à fabricação de telhas, tijolos.

Outra demanda solicitada, foi a regulamentação da concessão do crédito presumido de ICMS para as indústrias fabricantes de metais sanitários, hoje concedido por Decreto Estadual, visando garantir a competitividade das Indústrias fabricantes de Metais Sanitários.

Solicitamos também uma possível parceria público privada (PPP) para instalação de uma usina fotovoltaica visando fornecimento de energia renovável para as indústrias locais, proporcionando eficiência, inteligência e sustentabilidade do APL de Metais Sanitários.

Durante reunião com a Tecpar, com o diretor de novos negócios e relações institucionais, Lindolfo Luiz Silva Junior, entregamos três demandas, agência de inovação, programa de desenvolvimento sustentável e usina de reciclagem de resíduos industriais.

Segundo o diretor Lindolfo Luiz Silva Junior, a prioridade e desafios constantes para aplicar soluções a demandas locais visando garantir a competitividade das indústrias através do fortalecimento da política de apoio aos Arranjos Produtivos Locais. “Tivemos uma reunião altamente produtiva e garanto que não faltará da Tecpar todo apoio as demandas solicitadas”.

A AIMES acredita que uma alternativa para o crescimento econômico é a parceria público-privada, que permite contratos de parceria entre o poder público a iniciativa privada para prover a execução de obras e serviços de interesse das indústrias e da população Loandense.

Esta parceria, proporcionará avanços em tecnologia, inovação e meio ambiente, demandas que podem ser supridas mediante a colaboração positiva dos setores público e privado, gerado o desenvolvimento econômico e social de uma região.