CAPACITAÇÃO

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) é um espaço físico voltado à realização de atividades de educação profissional de base tecnológica

Fonte: AIMESPR

2/3/20232 min read

Inovar é gerar valor e atender a necessidades reais. E foi pensando nestes dois aspectos que a Prefeitura Municipal de Loanda e o Senai, com articulação da Associação das Indústrias de Metais Sanitários do Paraná (AIMESPR), firmaram na tarde do dia 01/02/202 o termo de parceria que irá dar o start para o funcionamento do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), esta é uma reivindicação antiga do setor industrial.

Com o funcionamento do CVT o setor conseguirá gerar novos profissionais, atendendo a necessidade industrial do município. Objetivo e desafiar alunos e colaboradores das indústrias a buscarem nos seus conhecimentos a qualificação e a especialização, o que vai permitir as indústrias manter a qualidade dos produtos, ganho de produtividade e, consequentemente, de mercado. O primeiro curso a ser ministrado será Ajustador Mecânico, serão 160 horas/aulas onde os alunos e colaboradores poderão aprender: metrologia; desenho; materiais; ferramentas; ajustagem; fresagem; torneamento; e CNC, com início previsto para 06/03/2023, tudo isso gratuitamente.

Para o Prefeito, José Maria, o projeto é resultado de uma grande parceria entre Prefeitura e Senai, com esta iniciativa a Prefeitura dará suporte a principal matriz econômica do município. “É fundamental que as indústrias tenham uma qualificação e especialização no município e tragam suas demandas reais, para que essas necessidades sejam trabalhadas em sala de aula pelos alunos/colaboradores, e possam apresentar soluções para setor”, destaca Zé Maria.

O gerente regional do Senai, Luiz Antonio Mendonça, destacou a importância da parceria entre o poder público e privado para inovação tecnológica e economia de uma região. “O Senai tem colaborado significativamente para que as indústrias tenham a cada dia melhorias, seja na produtividade, seja no âmbito da inovação ou tecnológico. É um grande trabalho que está sendo iniciado e outros neste mesmo nível virão”, salientou Mendonça.

Na oportunidade, também foram apresentadas propostas do Colégio Sesi Indústria de Loanda por Valdemar Augusto de Souza, Gerente de Educação e Negócio da região noroeste, que destacou o apoio que as indústrias associadas a AIMESPR dão ao colégio, subsidiando parte das mensalidades dos filhos de seus colaboradores, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dos seus colaboradores e de suas famílias. "Este apoio proporciona uma relação estreita, comprometida e produtiva entre o colaborador e a indústria, mas o mais importante é destacar que no município se formou um tripé educacional entre Prefeitura, Sesi e Industria que servirá como base ao processo educacional inovador." Comentou Valdemar.